Voltar
Publicado por em 01 de abril de 2019

Vídeo Explicativo: O que é e como ele pode te ajudar

Se você sente dificuldades em explicar de forma clara e direta o que sua empresa faz, ou não sabe como apresentar os benefícios de um novo produto ou serviço, o vídeo explicativo pode te ajudar muito, e se tornar o melhor amigo do seu negócio 😉

 

O que é vídeo explicativo?

O vídeo explicativo, ou explainer video, tem como principal função explicar um conteúdo de forma didática e atraente, sempre adotando uma linguagem clara e concisa. Dentre os diversos objetivos do vídeo explicativo estão:

  • Explicar o funcionamento de projetos, campanhas, promoções ou concursos;
  • Apresentar aos clientes as soluções que oferece;
  • Lançamentos de aplicativos e sistemas, explicando seu funcionamento;
  • Divulgação de produtos mais técnicos;
  • Demonstração das vantagens de um serviço ou produto;
  • Integração de novos colaboradores;
  • Instruções de segurança para colaboradores e visitantes;
  • Passo a passo de procedimentos e normas;
  • Transmitir os valores da empresa;
  • Divulgar resultados a stakeholders;
  • Promover treinamentos internos, como de Compliance, por exemplo;
  • Divulgar ações de endomarketing;
  • Entre outros…

 

De forma geral, o vídeo explicativo é um pouco mais longo, mas o recomendado é que não ultrapasse dois minutos, tempo suficiente para transmitir a mensagem, sem perder a atenção dos espectadores. Mas, para isso ser possível, o roteiro é peça-chave fundamental e deve ser feito por um profissional.

A melhor forma de explicar conteúdos complexos é utilizando personagens e grafismos, por isso, a Animação e o Motion Graphics são as linguagens mais usadas em vídeos explicativos, como neste vídeo abaixo, feito para a Unimed Londrina explicar o funcionamento da sua campanha de arrecadação de livros.

 

 

Quem deve usar o vídeo explicativo?

O vídeo explicativo pode ser utilizado em estratégias de Marketing, Vendas, Endomarketing, RH, Segurança do Trabalho entre outros. Versátil, pode ser adotado por praticamente todo tipo de empresa, das pequenas às grandes corporações, e nos mais diversos segmentos, como:

  • Tecnologia
  • Startups
  • Educação
  • Agronegócio
  • Prestadores de serviços
  • E-commerce
  • Indústrias
  • ONG’s
  • E muitos outros…

 

6 razões para o vídeo explicativo ser o melhor amigo do seu negócio

Agora que você já entendeu o que é o vídeo explicativo e como e onde pode ser utilizado, veja 6 vantagens de usar esse formato de vídeo e comece hoje mesmo!

 

1. Melhora o ranqueamento no Google

Quando incorporado ao site ou blog, o vídeo explicativo ajuda a melhorar o ranqueamento da página nas ferramentas de busca e aumenta a taxa de retenção e conversão do site. Dados divulgado pela Rock Content afirmam que as páginas com vídeo são 53 vezes mais propensas a se classificarem na primeira página de busca orgânica do Google.

 

2. Aumenta taxa de abertura de e-mails

Usar um vídeo explicativo em seu e-mail marketing ou de prospecção pode aumentar em até 71% as taxas de abertura e até 83% as taxas de clique, segundo a GetResponse. E você sabia que só de usar a palavra “vídeo” no assunto do seu e-mail, as taxas de abertura podem aumentar em 19% e as de clique em 65%?

 

3. Melhora o ROI de anúncios

52% dos profissionais de marketing em todo o mundo nomeiam o vídeo como o tipo de conteúdo com o melhor ROI (Retorno sobre Investimento). Dados citados pela Brewery apontam que 80% dos usuários da internet se lembram de terem visto um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias. E o mais importante: Desses 80%, 46% realizaram alguma ação.

 

4. Aproxima sua empresa do cliente

O vídeo explicativo promove a aproximação da sua empresa com o cliente, pois comunica emoções e cria conexões, ações cada vez mais importantes, principalmente para negócios digitais.

 

5. Explica de forma didática conteúdos técnicos e complexos

Empresas de negócios muito específicos ou inovadores, como na área de tecnologia, sentem muitas vezes dificuldade em explicar o que fazem e como funcionam seus processos. O vídeo explicativo consegue explicar de forma muito mais dinâmica e rápida, impulsionando sua apresentação ao cliente, seja pessoalmente ou online.

 

6.  Ajuda no lançamento de empresas, produtos e serviços.

Vai lançar uma startup, produto ou serviço novo? O vídeo explicativo é ideal para te ajudar a transmitir sua ideia de forma clara, ressaltando os benefícios do seu novo empreendimento e ajudando a atrair investidores e novos clientes.

E aí, o que acha de fazer um vídeo explicativo para sua empresa? Confira alguns exemplos de vídeos que a IRRA Studio produziu e solicite um orçamento grátis agora!

 

Exemplos de vídeos explicativos

Confira exemplos de alguns vídeos explicativos desenvolvidos para clientes da IRRA Studio.

TNC – The Nature Conservancy Brasil

A TNC – The Nature Conservancy Brasil, a maior organização de conservação ambiental do mundo, precisava explicar e orientar produtores sobre o processo de regularização ambiental conforme o Novo Código Florestal. Para isso, a IRRA desenvolveu uma série de 5 vídeos explicativos sobre o tema. Este é o vídeo completo da série, que reuniu todo o conteúdo.

Acessorias.com

A Acessórias.com, sistema de gestão de obrigações acessórias, precisava explicar o funcionamento da ferramenta e mostrar seus benefícios. No vídeo explicativo foi utilizada a técnica de storytelling, criando aproximação com o público-alvo, no caso contadores e contabilistas.

 

 

Trucks Control

A Trucks Control, empresa de rastreamento e comunicação, usou o vídeo explicativo para falar da Lora, tipo de comunicação em rádio frequência, e apresentar a empresa.

 

Fulltime

A Fulltime, empresa de soluções em rastreamento e monitoramento queria divulgar as novas funções de seu produto, o Fullarm. Para isso, recorreu ao vídeo explicativo, mostrando que com as novas funcionalidades seus clientes a podem realizar as ações remotamente.

 

 

 

Leia também