Voltar
Publicado por em 08 de janeiro de 2019

Como fazer vídeos que geram resultado?

Os vídeos estão tomando conta do marketing digital. Contudo, visualização não é sinônimo de receita e a grande questão é: como produzir vídeos que geram resultado e transformar espectadores em clientes?

 

O consumo de vídeos online no Brasil cresceu 90% em três anos e o brasileiro assiste em média 38 horas de conteúdo audiovisual por semana, sendo 40% online. Para onde se olha, há um vídeo pronto para roubar sua atenção. Contudo, visualização não é sinônimo de receita e a grande questão para quem trabalha com marketing é: como produzir vídeos que geram resultado e transformar espectadores em clientes?

Confira esses quatro passos para fazer seu investimento em vídeos valer muito a pena!

 

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo é definir qual o resultado que você espera. Só é possível mensurar o sucesso de sua campanha de vídeo marketing se os objetivos forem bem delimitados. Existem várias opções de metas, como aumentar o tráfego em seu site, fortalecer a imagem da sua marca, promover o engajamento dos fãs, gerar leads, aumentar vendas, entre outros. Por isso, antes de mais nada, defina seu objetivo e o que fazer para alcançá-lo.

O objetivo da papelaria Art Nova, por exemplo, era aumentar o acesso em seu novo serviço de lista online, por isso o vídeo foi desenvolvido com esse propósito:

 

 

2. Conheça sua persona

No marketing digital, é fundamental conhecer sua persona, ou seja, o cliente ideal da sua empresa. Mais do que delimitar um público-alvo com definições genéricas de faixa etária, sexo e localização geográfica, é preciso entender detalhadamente quem é seu cliente, quais são suas necessidades e dores, e como sua empresa ou produto pode solucionar isso. Desta forma, será possível elaborar um vídeo que seja altamente relevante para sua persona, aumentando as chances de resultado.

Neste vídeo que fizemos para a Webdança.com, por exemplo, é possível identificar a persona já nos primeiros segundos e, na sequência, qual a dor que o sistema pretende resolver. Veja só:

Persona: Proprietária de escola de dança
Dor/Problema: Dificuldades de gestão e administração
Solução: Sistema Webdança, que permite o gerenciamento de forma simples, organizada e fácil.

 


 

Para ter resultados, não basta fazer um vídeo e divulgá-lo de qualquer jeito, é preciso traçar a jornada da sua persona e a encaminhar para a ação que você deseja. Isso é feito por meio de call-to-actions (chamadas para a ação, em português), que nada mais são do que frases que convidam o espectador para uma ação, como “acesse o site”, “compre agora”, “cadastre-se”, “teste grátis” etc. Essas chamadas podem ser feitas em botões, na própria imagem ou áudio do vídeo, ou ainda nos textos e legendas que acompanharem seu vídeo.

É importante também saber para onde direcionar sua persona. Se seu objetivo é gerar cadastros de leads (potenciais clientes), por exemplo, direcione os cliques para uma página de cadastros no site, ou para uma landing page (página para captura ou conversão de leads) com essa função, caso contrário, o visitante ficará perdido e muito provavelmente desistirá da ação. Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda cometem esse erro.

Ainda usando o exemplo da Webdança.com, repare que o call-to-action no vídeo é para testar gratuitamente por sete dias. Ao clicar na chamada, a pessoa é direcionada para o site, que tem destacada a mesma chamada para a ação. Assim, você consegue traçar a jornada da sua persona para executar a ação que você precisa.

 

 

4. Mensure os resultados

Por fim, para saber se suas estratégias estão dando certo e seus objetivos estão sendo cumpridos, você precisa mensurar os resultados. Existem diversas formas de fazer isso, que variam conforme os objetivos traçados. Se a meta era aumentar o número de visitantes no site, por exemplo, é possível ver esse dado acessando o Google Analytics; se a ideia era aumentar engajamento, cada rede social possui suas próprias ferramentas de mensuração e podem te dar esse dado. Um dos grandes benefícios do marketing digital é que tudo pode ser mensurado e, caso sua estratégia não esteja dando o retorno que você esperava, é possível ajustá-la rapidamente e a um custo bem menor do que no marketing convencional.

Atrair a atenção do seu público e transformá-los em clientes não é tarefa fácil, porém totalmente possível! Conte com a IRRA para ajudá-lo a produzir vídeos que geram resultado.

Para ser notificado sobre novos textos como esse, assine nossa newsletter!

 

Como fazer vídeos que geram resultado – Um resumo

 

 

solicite-orcamento

Leia também